• Atom Jr

Saiba o que é a ISO 17025 e a sua Importância para os Laboratórios

Toma-se conhecimento que a acreditação de laboratórios nada mais é que uma maneira de garantir que os laboratórios atendem às normas do INMETRO, mais especificamente a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.

A ISO 17025 trata-se de uma norma que rege os sistemas de gestão de qualidade em laboratório, sendo feita exclusivamente para laboratórios de calibração, ensaio e amostragem a fim de garantir não apenas o cumprimento das obrigações legais, mas também a precisão e a qualidade nos resultados obtidos.


Através desta norma, são especificados todos os requisitos necessários para que o laboratório obtenha sua acreditação, sendo assim, faz-se necessário a realização de auditorias que certificarão a competência do mesmo, além de garantir que tenham um padrão internacional com resultados que possam ser aceitos em outros países.


Quais os benefícios da acreditação na ISO 17025?


Apesar de não ser obrigatória, a ISO 17025 é essencial e pode ser vista como um diferencial já que é a garantia de que o laboratório conta com equipamentos e estrutura adequados, equipe capacitada e que seus resultados confiáveis, transmitindo muito mais segurança e tranquilidade aos clientes, o que está diretamente ligado com a fidelização dos mesmos e a conquista de novos. Portanto, todo laboratório que deseja ter sua competência reconhecida e clientes cada vez mais satisfeitos, deve implantar a norma e se submeter às análises necessárias para que sejam acreditados.

Vale ressaltar, que muitos produtos para entrarem no mercado precisam ser acreditados pela ISO 17025, sendo assim, implementá-la pode ser visto como uma grande oportunidade para aqueles que desejam crescer no mercado e expandir seus horizontes, já que com o laboratório acreditado há uma aceitação mútua dos resultados entre os países, tendo em vista que os mesmos são confiáveis e podem ser comparados, permitindo assim que os laboratórios sejam reconhecidos no mercado internacional.


Diferenças entre a ISO/IEC 17025 e a ISO 9001

Ambas as normas são extremamente importantes mas, de maneira resumida, a principal diferença entre as duas é que a ISO 9001 pode ser aplicada nos mais diversos tipos de setores enquanto a NBR 17025 é feita exclusivamente para laboratórios de calibração e amostragem.

A ISO 9001 trata-se de um modelo de gestão que garante a otimização dos processos. Por sua vez, a ISO 17025 está diretamente relacionada às operações do laboratório, competência técnica do mesmo e geração de resultados qualificados. Para saber mais sobre a ISO 9001, clique aqui.

E qual a relação entre essas duas normas?

É importante salientar, que os requisitos gerais das duas normas são similares de certa forma, sendo assim, um laboratório que atende a ISO 17025 atende a ISO 9001.

Tendo em vista que os requisitos dessas normas interagem entre si, os laboratórios acreditados também contam com benefícios como diminuição de desperdícios, redução de custos e maior padronização.

Na Atom Jr., oferecemos serviço de consultoria para laboratórios que buscam se adequar a norma ISO/IEC 17025 e obter a acreditação do mesmo. Entre em contato conosco para saber mais!
0 visualização

Atom Jr.

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon