top of page
  • Foto do escritorAtom Jr

Importância do mapa de risco em laboratórios e a ISO 17025

Na jornada de trabalho, a segurança e saúde do trabalhador são aspectos essenciais que, com o avanço da tecnologia, vem se tornado cada vez mais desafiador, necessitando de novas estratégias.


O que é Mapa de Risco?


Mapa de risco é uma representação gráfica e mapeada dos riscos que determinado ambiente demonstra ter. É representado por círculos, indicando o grau do risco e cada circunferência tem sua respectiva cor, indicando o tipo de risco apresentado naquele local.

Os tipos de riscos são:

· Risco Físico – Cor verde. Exemplos: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não ionizantes, vibrações.

· Risco Químico – Cor vermelha. Exemplos: poeiras, fumos, gases, vapores, névoas, neblinas.

· Risco Biológico – Cor marrom. Exemplos: fungos, vírus, parasitas, bactérias, protozoários, insetos.

· Risco Ergonômico – Cor amarela. Exemplos: levantamento e transporte manual de peso, monotonia, repetitividade, responsabilidade, ritmo excessivo, posturas inadequadas de trabalho, trabalhos em turnos.

· Risco Acidental – Cor azul. Exemplos: arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, incêndio e explosão, eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, quedas e animais peçonhentos.


A norma ISO 17025


A ISO 17025 é uma norma internacional que busca padronizar processos laboratoriais a fim de gerar uma qualificação ao teste. É usada especificamente em laboratórios de ensaio, calibração e amostragem. E tem como objetivo visar operações e competência técnica.

Em geral, ter um laboratório acreditado na ISO 17025 é uma grande vantagem, já que você terá um padrão de qualidade e técnico em seus processos e em seus resultados, fora que muitos produtos têm como pré-requisito a ISO 17025 para poder ingressar no mercado. Para saber mais sobre a ISO 17025 clique aqui.



A relação do mapa de risco com a norma ISO 17025


Com a ciência do mapa de risco do ambiente, é possível imaginar que um laboratório corre diversos riscos em todos os processos possíveis. Um laboratório acreditado na ISO 17025, além de ter uma garantia de qualidade pelo processo usado, passa mais segurança em sua usabilidade já que padroniza os processos, minimizando a ocorrência de possíveis acidentes.



Nós da Atom Jr. realizamos diversos serviços dentro das áreas de Análises Químicas, Polímeros, Metais e Cerâmicas e Controle de Qualidade. Entre em contato conosco e solicite uma reunião de diagnóstico.

 

Lívia Oliveira Xavier Silva

Graduanda em Química Bacharelado

Assessora de Relações Públicas


PedroLucas Silva de Araújo Graduação em Química Licenciatura Acessor de Relações Públicas

Pedro Lucas Silva de Araújo

Graduando em Química Licenciatura

Assessor de Relações Públicas


457 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page