top of page
  • Foto do escritorAtom Jr

Conheça a ISO 9001 e seus benefícios

Competição sempre foi uma palavra presente no ambiente empresarial. O desafio da busca por destaque e também vantagem competitiva sempre esteve presente no contexto da grande maioria das empresas. Diversas formas e estratégias de se destacar surgiram com a experiência empresarial acumulada ao longo do tempo, uma delas se tornou o destaque através da qualidade e confiabilidade, resultando posteriormente na certificação ISO 9001.


Como surgiu a ISO 9001? O que ela é?


Em um contexto pós segunda guerra mundial foi observado que a falta de um padrão nos componentes de fabricação era um fator que tornava a produção bélica menos produtiva e confiável. Pensando nisso normas foram criadas para trazer um padrão a essa produção e corrigir todos esses problemas. Posteriormente esse aglomerado de normas foi aplicado também no meio não bélico, tornando-se um modelo de gestão da qualidade chamado ISO 9000. Com o tempo esse modelo foi aprimorado, passando a se chamar ISO 9001. Uma curiosidade é que o nome ISO tem origem grega na palavra “isos” que significa “igual”, representando a ideia de todo o modelo.


Qual a estrutura da ISO 9001?


Para implementar o modelo e obter a certificação ISO 9001 é necessário se atentar a 10 elementos. São eles:

  1. Escopo

  2. Referências normativas

  3. Termos e definições

  4. Contexto da organização

  5. Liderança

  6. Planejamento

  7. Apoio

  8. Operação

  9. Avaliação de desempenho

  10. Melhoria


E como é a implementação?


Ela ocorre com a adequação da empresa e seus processos em cada um dos elementos indicados. É necessário criar uma equipe e planejar todos os passos para transformar os aspectos que necessitam dessa transformação, buscando a melhor forma ao considerar as características da organização.


Todos os membros da empresa precisam estar envolvidos nesse processo. Sem engajamento a implementação do modelo torna-se extremamente difícil. Trabalhar com toda a hierarquia da organização encarando seus interesses particulares é um grande desafio.


Quais setores podem utilizar a ISO 9001?


A resposta é muito simples: todos! Por ser um modelo de gestão, tanto a indústria de serviços quanto a de manufatura se beneficiam com a implementação de um sistema de gestão da qualidade. O principal a ser considerado antes da implementação é o quanto a ISO 9001 impacta no seu setor. Setores mais impactados tendem a colher mais benefícios com a utilização da ISO 9001.


Quais os benefícios?


Os benefícios são vários. Internamente ocorre um aumento na produtividade e no controle dos processos. A qualidade de seus produtos bem como o relacionamento entre os colaboradores melhora muito. Externamente novas oportunidades e parceiros comerciais podem ser obtidos utilizando o selo de certificação, visto que ele é requisito básico em muitos setores de atuação. A satisfação do cliente aumenta pois a organização entrega melhores produtos com um melhor desempenho, atendendo suas necessidades.


E como a Atom Jr. atua com a ISO 9001?


Nós da Atom Jr. prestamos consultoria nos tópicos 9, “Avaliação de desempenho” e 10, “Melhoria” para empresas que buscam se adequar às normas ISO 9001 : 2015. Esses tópicos são essenciais pois são responsáveis por validar e propor melhorias para todos os tópicos que foram tratados previamente. Para saber mais sobre esse nosso serviço entre em contato conosco!

Para conhecer mais sobre o assunto leia nossas postagens sobre controle da qualidade e mapeamento de processos.

16.004 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page