• Atom Jr

Saiba mais sobre a incompatibilidade de reagentes e a ISO 17025

Acidentes em laboratórios são muito comuns e podem ocorrer por diversos motivos, dentre eles estão o uso incorreto de equipamentos, bem como a inadequada manipulação e armazenamento de reagentes.



Porque é importante ter um almoxarifado estruturado

É denominado almoxarifado de um laboratório o local destinado ao armazenamento, controle, conservação, distribuição e fiscalização de reagentes químicos. Ele deve ser construído de acordo com as normas de segurança e especificações previamente estabelecidas pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Assim, é muito importante ressaltar o zelo necessário para sua organização, pois os produtos químicos podem apresentar riscos à saúde dos seres humanos e ao meio ambiente. Além disso, a organização de um almoxarifado é essencial para se obter um local estruturado e eficiente, capaz de diminuir possíveis perdas de reagentes.

Armazenar reagentes, ou até mesmo manipular, de forma aleatória e sem conhecimento prévio, pode ser muito perigoso, pois quando em contato uns com os outros, pode levar a geração de gases tóxicos, de calor excessivo ou até mesmo causar explosões violentas e incêndios.

Ademais, foi desenvolvida uma tabela composta por uma relação de reagentes que, devido às suas propriedades químicas e físicas, não devem ser submetidos qualquer contato entre si, pois podem reagir de forma indesejada e perigosa.


A norma ISO 17025

A ISO 17025 é uma norma que busca padronizar internacionalmente testes laboratoriais, especificamente laboratórios de ensaio, calibração e amostragem. Ela visa as operações do laboratório e sua competência técnica, além de gerar resultados qualificados.

Desta forma, possuir um laboratório acreditado na norma ISO 17025 é extremamente vantajoso pois ela garante qualidade e confiança nos resultados obtidos. Por outro lado, há inúmeros produtos que, para ingressar no mercado, necessitam ser analisados por laboratórios acreditados na norma. Para saber mais sobre a ISO 17025 clique aqui.


A relação entre a incompatibilidade de reagentes e a ISO 17025

Para obter a certificação de um laboratório para a ISO 17025 é necessário se atentar a todos os processos realizados, desde a gestão e organização até os processos técnicos mais complexos, pois se trata de obter uma garantia que os resultados obtidos estão corretos e incontestáveis.

Desta forma, a manipulação e o armazenamento de reagentes da maneira correta são de extrema importância para o funcionamento exato e seguro de um laboratório, uma vez que negligenciar os cuidados necessários pode acarretar a perda de reagentes ou até mesmo causar acidentes graves como explosões e incêndios.


Nós da Atom Jr. oferecemos serviços de consultoria para laboratórios que visam se adequar a norma ISO 17025 e obter a acreditação do mesmo. Entre em contato conosco para saber mais!

92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Atom Jr.

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon