• Atom Jr

Pesquisa de mercado aponta a influência da rotulagem nutricional sobre o consumidor

De acordo com a pesquisa de mercado feita pela Atom Jr. no mês de outubro de 2020, 45,1% das pessoas entrevistadas não comprariam um produto sem rotulagem nutricional, e, 95,7% estão atentas às informações dos rótulos. Dessa forma, percebemos, como atualmente, a rotulagem nutricional vem se tornando cada vez mais procurada e valorizada entre os consumidores.

Market Research(Pesquisa de mercado)


Além disso, no dia 7 de outubro, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou uma norma informando que os rótulos nutricionais devem alertar a respeito de substâncias nocivas à saúde, além de destacar quantidades adicionais de açúcar por alimento. A iniciativa surgiu pensando na construção de hábitos mais saudáveis. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais da metade dos brasileiros estão acima do peso e cerca de 20% são obesos.


Portanto, reforça-se a importância de conscientizar e ensinar as pessoas a cultivarem hábitos alimentares mais saudáveis. Tais iniciativas podem começar durante as compras, onde, com rótulos em mãos a pessoa pode comparar as tabelas nutricionais dos alimentos e escolher a opção mais saudável. Outra mudança pode ser observada na padronização dos rótulos. A fim de facilitar a visualização das informações que, muitas vezes é definida como “confusa” por algumas pessoas, as tabelas nutricionais passarão a ter letras maiores na cor preta em um fundo branco. É importante salientar, que essas mudanças entrarão em vigor em dois anos.

Vale ressaltar, que na mesma semana o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a lei sobre rotulagem de produtos geneticamente modificados. A lei diz que se o produto apresentar em sua composição a presença de organismos geneticamente modificados acima de 1%, o rótulo deve apresentar essa informação. O que é extremamente importante, visto que os alimentos transgênicos podem oferecer risco à saúde devido à quantidade excessiva de agrotóxicos, podendo aumentar as chances de alergias e outros efeitos adversos causados no organismo.


Não é novidade que trabalhar com alimentos requer muita atenção, segurança e responsabilidade. Portanto, evidencia-se a importância da obrigatoriedade dos rótulos nutricionais já que é uma questão de saúde pública. A falta de rótulos em produtos alimentícios, além das multas e apreensões dos produtos pode desencadear sérios problemas de saúde à alguns consumidores, como é o caso das pessoas intolerantes a lactose, celíacas (intolerantes ao glúten), fenilcetonúricos, veganas e diabéticas que, por sua vez prezam por rótulos que contenham as informações necessárias para a compra, e, consequentemente o consumo de um produto.


Além disso, em nossa pesquisa de mercado constatamos que, 15,35% dos entrevistados pagariam e 56,3% possivelmente pagariam um valor a mais para que seus produtos possuíssem rotulagem.


A rotulagem nutricional além de ser uma ferramenta essencial e obrigatória pode ser vista como uma oportunidade de crescimento para pequenos e microempreendedores do ramo alimentício, pois além de agregar valor ao produto permite que o empreendedor expanda seus negócios vendendo seus produtos em lojas grandes da sua região e ganhando cada vez mais destaque no mercado. Caso queira saber mais sobre a rotulagem nutricional, clique aqui.


Frente aos fatos apresentados, percebe-se a importância da rotulagem nutricional, e, como tal está se tornando cada vez mais procurada e valorizada pelos consumidores no momento de adquirir uma nova compra. Dessa forma, nós, da Atom Jr., possuímos o serviço de rotulagem ao qual teremos a elaboração de rótulos para seus produtos, ajudando na padronização e adequação de sua empresa. Portanto, se você deseja crescer no mercado e garantir que o seu produto esteja dentro dos padrões da ANVISA, entre em contato conosco e solicite uma reunião de diagnóstico!
46 visualizações

Atom Jr.

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon