• Atom Jr

Rotulagem Nutricional: entenda por que é Importante e como pode Alavancar seu Negócio

Em momentos de crise, dificuldades e problemas surgem e parecem consumir os empreendimentos. Procurar a melhor forma de atravessar essas dificuldades sempre foi um grande desafio. Pequenos e microempreendedores são os primeiros afetados durante crises, e também os primeiros que se movimentam para encontrar uma forma de lidar com as adversidades.

Para pequenos e médios empresários do ramo alimentício, a rotulagem nutricional pode ser vista como uma grande oportunidade de crescimento já que agrega valor ao produto, garante que o mesmo esteja de acordo com a legislação e oferece muito mais segurança ao cliente, ou seja, excelente aliada para impulsionar as vendas e crescer no mercado.


Afinal, o que é a Rotulagem Nutricional?


A rotulagem nutricional tem como função orientar os consumidores quanto à composição e características dos produtos, além disso, é evidente que cada vez mais pessoas estão preocupadas com a saúde, portanto, o rótulo estimula à adoção de práticas alimentares mais saudáveis.


Regulamentada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a norma RDC nº 360, dispõe sobre a obrigatoriedade da rotulagem nutricional em alimentos produzidos e comercializados na ausência do cliente, portanto, em concordância com a norma e com o artigo 6º III do Código de Defesa do Consumidor, os rótulos nutricionais devem apresentar informações claras, quantidades especificadas, características, composição e riscos que os produtos apresentam.

Um rótulo deve conter informações regulamentadas pela ANVISA


Dessa forma, informações como data de fabricação/prazo de validade, instruções de armazenamento, lote do fabricante, lista de ingredientes utilizados, tabela nutricional informando valor energético do produto por porção baseando-se em uma dieta de 2000 kcal diárias, carboidratos, proteínas, sódio, vitaminas, minerais, gorduras trans e todas os compostos orgânicos e nutrientes que o produto apresenta além de alergênicos e lactose caso contenham, devem estar presentes nos rótulos nutricionais.


Vale ressaltar que é proibido conter nos rótulos informações que não possam ser comprovadas, a atribuição de propriedades terapêuticas ao produto ou, informações que conduzam o consumidor ao erro.


Como os rótulos podem auxiliar os Microempresários?


Para produtos produzidos artesanalmente por microempresários tais como bolos, doces gourmet, salgados para eventos, marmitinhas fitness ou veganas/vegetarianas entre outros, os rótulos são essenciais, uma vez que garantem que o produto atenda às normas especificadas pela ANVISA, além de passar muito mais segurança para o cliente. Por exemplo, imagina se o seu produto não contém rótulo nutricional, apresenta glúten em sua composição e você o vende para alguém que é intolerante à esta proteína presente no trigo, que problemão, hein? Por isso, com os rótulos em mãos, o cliente tem a garantia de que está consumindo um produto de qualidade, que está dentro das normas e que não oferece risco ao mesmo, o que está ligado diretamente à fidelização desses clientes e a conquista de novos.

As famosas "pipoca gourmet" são exemplos de produtos que devem ter rótulos


Além disso, produtos panificados de fabricação própria que são pré-embalados na ausência dos clientes, como por exemplo, pães caseiros, pães integrais, pães de fermentação natural, panetones, pães de queijo congelados, biscoitos etc, devem apresentar rótulos nutricionais, diferentemente daqueles produtos que também são de fabricação própria porém embalados na frente do cliente apenas para proteção do produto, estes não precisam conter os rótulos.

Dessa maneira, fica claro que para os empresários que buscam expandir seu negócio e crescer no mercado oferecendo produtos de fabricação própria e embalados na ausência do cliente, devem seguir a legislação e adotar os rótulos nutricionais para seus produtos, o que irá alavancar ainda mais as vendas já que essa ferramenta agrega valor ao mesmo.

Na Atom Jr, oferecemos serviços com o intuito de auxiliar empresas de todo porte na produção de rótulos nutricionais. Nosso serviço é realizado segundo as normas da ANVISA. Portanto, se você, microempresário, deseja crescer no mercado e vender muito mais, não só nesse período de recessão econômica mas também quando tudo se normalizar, não perca a oportunidade de garantir que seu produto esteja dentro das normas, além de transmitir muito mais confiança para seus clientes, entre em contato com a gente e agende uma reunião!
0 visualização

Atom Jr.

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon