• Atom Jr

Acreditação laboratorial: entenda como obter

Saiba o que é a acreditação laboratorial

A acreditação laboratorial é uma maneira de assegurar que um determinado laboratório fornece resultados confiáveis e atua com eficiência. Assim, neste laboratório é possível afirmar que há controle de qualidade do serviço prestado, seguindo corretamente as legislações e recomendações dos órgãos governamentais especializados.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) é o órgão governamental brasileiro responsável pela coordenação geral de acreditação laboratorial. Além disso, existem outros órgãos capacitados para autorizar a acreditação laboratorial. Em território nacional pode-se citar o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) e o Sistema Nacional de Acreditação (DICQ). Por outro lado, tratando-se de certificação internacional pode-se citar o Colégio Americano de Patologia (CAP).

Além disso, é importante apontar que a acreditação não é essencial para o funcionamento de um laboratório e se trata de um diferencial, uma vez que a sua presença influencia diretamente na credibilidade transmitida, sendo uma garantia para a população que os dados fornecidos serão realmente confiáveis e inquestionáveis.

Assim, a acreditação laboratorial indica que um determinado laboratório está seguindo fielmente os requisitos para a acreditação. Dentre eles estão a capacitação dos profissionais, a adequação as normas reguladoras e a excelência técnica na realização dos procedimentos realizados.

Por outro lado, ela pode ser vista também como forma de aprimoramento dos serviços prestados, uma vez que incentiva diretamente o laboratório a sempre melhorar e se adequar as demandas do mercado de trabalho, devido ao fato que as falhas em seus processos são identificadas e resolvidas com maior facilidade.

Tratando-se do aspecto financeiro, a acreditação é extremamente lucrativa, pois, além de se tratar de um diferencial vantajoso que promove o crescimento no número de clientes, ela também reduz custos em processos, uma vez que eles são otimizados e minimizados.


Como obter a acreditação laboratorial

Para se obter a acreditação laboratorial é necessário seguir os seguintes passos:


Preparação Inicial

Inicialmente, é de extrema importância definir os procedimentos que desejam obter acreditação. Assim, devem ser preenchidos os formulários disponíveis no site do INMETRO, indicando a área da análise, classe de ensaio e devida descrição do procedimento.

Além disso, deve-se implementar um sistema responsável por gestão de qualidade do laboratório, onde todos os equipamentos utilizados devem estar calibrados, como por exemplo, balanças e pipetas, e o laboratório deve participar de atividades de ensaio de proficiência, onde é testada a confiabilidade dos laudos emitidos, onde uma mesma amostra é analisada simultaneamente por diversos laboratórios diferentes.


Solicitar a Acreditação Laboratorial

A solicitação da acreditação laboratorial deve ser feita no site do INMETRO, onde, após ser solicitada, há o prazo de 20 dias para a apresentação de documentos exigidos, dentre eles estão o formulário preenchido, manual de qualidade, certificados, relatórios, dentre outros.



Auditoria de medição

Quando o pedido de acreditação é aprovado, ocorre a implementação de um gestor de acreditação, sendo que ele promove auditorias que visam comparar amostras iguais entre laboratórios diferentes. Este procedimento visa avaliar a credibilidade das técnicas utilizadas, inspecionando diversos aspectos, dentre eles os valores dos laudos e as incertezas informadas. Desta forma, se o laboratório não tiver um desempenho satisfatório haverá uma nova auditoria. Entretanto, se ao realizar essa nova auditoria e os resultados ainda não forem satisfatórios os procedimentos reprovados serão removidos do processo de acreditação.

Por outro lado, quando o pedido é negado haverá o envio de ações que devem ser tomadas para tornar viável a acreditação desejada.


Avaliação física

A avaliação física é realizada, de maneira presencial, visando analisar o sistema de gestão de qualidade e a qualificação técnica do laboratório para os procedimentos solicitados para acreditação. Assim, emite-se um relatório onde há um mapeamento de processos e a acreditação é negada ou recomendada.


Resultado final

Por fim, baseando-se nos processos avaliativos realizados, o coordenador da Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO decidirá se a acreditação será acatada ou negada. Assim, caso seja aprovada, o laboratório deverá participar do programa de monitoramento de acreditação organizado pela DICLA e deverá realizar avaliações periódicas previstas pelo INMETRO.


● ISO 17025

É denominada ABNT NBR ISO/IEC 17025 uma norma que atua, especificamente, em laboratórios de calibração, ensaio e amostragem nos setores de gestão de qualidade. Ela é adotada quando há a sua acreditação laboratorial e passa grande credibilidade ao laboratório que a possui. Além disso, é importante citar que inúmeros produtos precisam ser acreditados pela ISO 17025 para entrarem no mercado. Saiba mais aqui.


● ISO 9001

Diferente da norma ISO17025, a ISO 9001 pode ser implementada em todos os setores laboratoriais, pois se trata de um sistema de gestão de qualidade. Desta forma, é importante levar em consideração o quanto a ISO 9001 é relevante para o seu setor, uma vez que setores específicos se beneficiam mais dela do que outros. Saiba mais aqui.


Em suma, pode-se concluir que um laboratório acreditado é mais valorizado, pois mostra ao mercado que produz resultados altamente confiáveis e que possui recursos otimizados. Nós da Atom Jr. realizamos os serviços de consultoria, tanto da norma ISO 17025, quanto da ISO 9001, para laboratórios que desejam obter acreditação. Entre em contato conosco e solicite uma reunião de diagnóstico.
534 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo