Atom Jr.

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Atom Jr

Controle de qualidade: O que é e qual a importância no seu negócio.


Ter um negócio não é tarefa simples. Burocracia, pressões competitivas e um número grande de atividades ocorrendo ao mesmo tempo no negócio podem fazer com que detalhes sejam perdidos com o tempo, erros sejam cometidos e perpetuados, e também aspectos burocráticos passem desapercebidos. Para lidar com essas perdas processuais entra o controle de qualidade.


Controle ou gestão da qualidade?


Quando falamos da qualidade de uma atividade podemos especificar tanto o caminho do controle quanto da gestão. Assim, a gestão é responsável por alinhar todos os processos e membros da empresa para um objetivo central, norteando todas as variáveis possíveis para alcançar um determinado padrão de qualidade requisitado pelo mercado. Como por exemplo podemos citar o tão cobiçado padrão ISO 9001.

Já o controle de qualidade atua com todos os objetivos estabelecidos, monitorando as atividades, corrigindo erros e se adequando a normas existentes e requisitos do mercado.

Onde posso aplicar?


As atuações do controle de qualidade são extensas e de extrema importância. As aplicações de destaque são:

Mapeamento de processos, o qual atua na identificação das atividades que fazem parte do ciclo produtivo do negócio através da identificação e mapeamento dos processos que podem ser identificados erros, falta de informações ou oportunidades de otimização, impulsionando ainda mais o potencial de lucro. O nível de detalhe do mapeamento varia de acordo com a necessidade da aplicação, podendo ter detalhamento baixo para uma maior compreensão macroscópica quanto um alto detalhamento, avaliando todos os dados do processo.


Rotulagem


É a elaboração de rótulos obrigatórios para a comercialização de determinados produtos, os quais são de grande importância tanto para se adequar as normas governamentais de comercialização quanto para informar o consumidor sobre o produto adquirido. Dessa forma, um bom rótulo tem papel de destaque no produto.

Adequação à legislação

Segue de forma análoga a ideia dos rótulos. Existem normas e legislações para muitos produtos e o não cumprimento delas significa riscos e possíveis prejuízos ao negócio. Adequar o produto à essa legislação zera o risco de prejuízos burocráticos e traz maior segurança tanto para quem faz o produto quanto para o consumidor.

Em suma, podemos falar que o controle de qualidade é essencial para qualquer negócio, pois potencializa ganhos e diminui a chance de prejuízos não previstos. Em um contexto de incerteza econômica solidificar as bases de seu negócio é o mesmo que prezar pela continuidade dele, e nada melhor que isso do que uma boa avaliação de seu funcionamento.



Se interessou? Entre em contato para saber mais sobre nossos serviços e agende uma consulta grátis.





103 visualizações