top of page
  • Foto do escritorAtom Jr

A importância da gestão de resíduos nas empresas

O que são resíduos?

Atualmente, a gestão de resíduos é um problema constante nas empresas e indústrias do mundo todo. São considerados resíduos todas as frações que sobram de processos decorrentes de atividades humanas, animais ou produtivas. Assim, quando uma determinada fração não é mais útil para um determinado processo, ela se torna um resíduo. Dentre eles, pode-se destacar a produção de matéria orgânica, lixo doméstico, efluentes industriais, esgotos de uma cidade, embalagens de produtos, eletrodomésticos sem uso ativo, dentre outros.


É notável que o número de resíduos cresce exponencialmente devido à urbanização que vivemos. Desta forma, o meio ambiente é extremamente prejudicado, pois o descarte incorreto de resíduos gera inúmeros efeitos nocivos à fauna e a flora do planeta. Assim, os 5 Rs (um estilo de vida ecológico), repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar são conceitos essenciais para promover maior sustentabilidade nos processos.

Sustentabilidade implica minimizar impactos ambientais e agregar valor à produção. Assim, uma alternativa viável para resolução desse problema é transformar resíduos e dejetos em outros produtos. Esses novos produtos serão reutilizados, beneficiando a sociedade de forma geral.


Gestão de resíduos sólidos

Dentre os resíduos sólidos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 32% são compostos por materiais recicláveis, como metais, plásticos, vidros e papel. Entretanto, apenas 3% é efetivamente reciclado. Além disso, é estimado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) que 74 toneladas de resíduos são descartadas de forma inadequada, em lixões ou aterros controlados, onde, dentre 3.334 municípios brasileiros, 60% utilizam estes lugares inadequados.


Cabe ao poder público grande parte do dever de gerenciar resíduos sólidos. Contudo, o setor empresarial é responsável por gerir os resíduos gerados em seus processos. Desta forma, é denominado crime ambiental causar danos à fauna e a flora ou à saúde humana, se enquadrando dentro da Lei nº 12.305/2010, onde é determinado que os gestores devem garantir o aproveitamento de matérias-primas e a diminuição da produção de rejeitos.


Como fazer uma gestão eficiente

A gestão de resíduos pode ser denominada por um conjunto de atividades relacionadas à coleta, transporte, manipulação, tratamento, eliminação ou reciclagem. Além disso, ela implementa aspectos das mais diversas áreas, como administrativos, financeiros, legais, dentre outros.

Os órgãos ambientais formularam um conjunto de medidas visando assegurar o conhecimento delas de maneira geral. Elas são:

Identificar e separar

Inicialmente, é necessário identificar os compostos, referindo-se a sua origem (sendo ela doméstica, hospitalar, industrial, etc.), suas propriedades físicas e sua periculosidade de acordo com a ABNT NBR 10004, de forma que seja possível, posteriormente, realizar a separação correta, tendo como base as características previamente estabelecidas na identificação.

Manusear e condicionar

Nesta etapa, é necessário manusear corretamente os compostos presentes, de forma que cada um deve ser transportado de uma forma única, para não se contaminarem ou até mesmo causarem danos. Posteriormente, o condicionamento diz respeito ao armazenamento correto dos compostos.

Destino final

Na etapa denominada destino final, deve ser feito o encaminhamento para cada composto e sua respectiva função, seja ela reutilizar ou reciclar, por exemplo.

Monitorar

Por fim, é de suma importância monitorar para garantir que o processo continue sendo feito de maneira correta, além de sempre buscar a otimização. Dentre os principais indicadores que devem ser monitoradas estão, quantidade por tipo de resíduos e quantidade de resíduos perigosos gerados.


Desta forma, fica claro a importância da gestão de resíduos dentro de uma empresa e seus impactos na sociedade. Entre em contato conosco e solicite uma reunião de diagnóstico.
 

Graduanda em Química Bacharel

Assessora de Relações Públicas

5.498 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page