• Atom Jr

Ensaios e análises de materiais metálicos

São denominados matérias metálicos todo material constituído por pelo menos um tipo de elemento químico classificado como metal, como por exemplo o cobre e o níquel. Dentre suas principais características estão boa condutibilidade, alta densidade e estado físico, em condições normais de temperatura e pressão, solido. Para saber mais sobre metais e suas características clique aqui.

Ensaios e análises em materiais metálicos

  • Ensaios mecânicos

Ensaios mecânicos de matérias metálicos visam denominar e estipular propriedades físicas e químicas, apresentando dados como a dureza e a resistência de cada componente.

Os mais comuns são o ensaio de tração, onde o material é submetido a uma força de tração axial, que tende a alonga-lo até quebrar e o ensaio de compressão, onde o material é comprimido por uma carga de prova, medindo seu limite de resistência. Além disso, também há ensaio de fadiga, ensaio de dureza RockWell, Brinell, Vickers, ensaio de impacto Charpy, ensaio de flexão em três e quatro pontos e ensaio de resistência ao desgaste em roda de borracha.

  • Ensaios de Corrosão

Ensaios de corrosão, em matérias metálicos, tem como objetivo determinar se o material analisado é sensível ou não á ambientes corrosivos. Desta forma, dentre os mais comuns tem-se a imersão, total ou parcial, onde determinam o grau de corrosão de líquidos em aplicações estáticas e o ensaio névoa salina ou salt-spray, onde uma atmosfera com cloreto de sódio é gerada e a amostra é submetida a diversos testes.

Ademais, também há a possibilidade de realizar os ensaios denominados polarização potenciodinâmica, polarização cíclica, corrosão intragranular e corrosão em instrumental cirúrgico.

  • Ensaios Químicos

Os ensaios químicos em materiais metálicos podem ter inúmeras finalidades, entretanto são frequentemente utilizadas para determinar a composição do material em questão. Dentre suas análises temos determinação de oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, carbono e enxofre, espectrometria de absorção atômica, espectrometria de emissão óptica por centelha, microanálises químicas por MEV/EDS (microscopia eletrônica de varredura) e espectrometria de emissão óptica por plasma acoplado indutivamente (ICP-OES).

  • Ensaios em Implantes

Os ensaios em implantes para materiais metálicos consistem basicamente em controle de qualidade. Desta forma, dentre os ensaios temos controle de qualidade em matérias primas, flexão em placa reta, em placas anguladas, dobramento, dispositivos intervertebrais, fadiga, implantes dentários e determinação da resistência a carga estática.

  • Avaliações Micro e Macroestruturais

As avaliações micro e macro estruturais são utilizadas para determinar vários aspectos da amostra, como por exemplo o tamanho do grão ou o teor de inclusão, onde caracterizamos tamanho, forma, concentração e distribuição. Assim, dentre outros ensaios realizados temos analise metalográfica, quantificação volumétrica de fases por análises de imagens e MEV.

  • Outros ensaios

Por fim, há duas análises que não se encaixam nas categorias anteriores. São elas, análise fractográfica, onde avalia-se o mecanismo de fraturas e avaliação de integridade estrutural, onde observamos a integridade estrutural de um componente em questão.

Nós da Atom Jr. realizamos diversos serviços dentro das áreas de Análises Químicas, Polímeros, Metais e Cerâmicas e Controle de Qualidade. Entre em contato conosco e solicite uma reunião de diagnóstico.



98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo