top of page
  • Foto do escritorAtom Jr

Ensaios e análises de materiais cerâmicos

São caracterizados como materiais cerâmicos todo material composto, majoritariamente, por silicato de alumínio hidratado (argila) endurecido por meio de alguma fonte de calor. Desta forma, devido a natureza de suas ligações intra e intermoleculares estes materiais costumam ser excelentes isolantes térmicos e elétricos, sendo comumente utilizados em larga escala nas indústrias. Para saber mais sobre cerâmicas e suas características clique aqui.


Diferentes tipos de cerâmicas e seus respectivos ensaios e análises


● Matéria prima cerâmica

As principais matérias primas para a confecção de cerâmicas são o feldspato (destaca-se os potássicos), o silício (quartzo) e os argilominerais (mineral argiloso).

Assim, dentre os ensaios e análises mais comuns, relacionados as matérias primas apresentadas, temos a MEV (Microscopia Eletrônica de Varredura), onde há a retratação da morfologia e tamanho das partículas, a porosidade aparente, onde é possível definir a porosidade da amostra e a DRX (Difração de Raio-X), capaz de determinar, qualitativamente, as fases cristalinas presentes na amostra.

Além disso, também há teste mecânico de compressão, distribuição granulométrica por peneiramento, porosidade total, cone pirométrico equivalente, área superficial (BET), fluorescência de raio-x (FRX), densidade real por picnometria de Hélio, dentre outras.

● Placas cerâmicas

São consideradas placas cerâmicas algumas placas utilizadas na construção civil para o revestimento de paredes, bancadas, pisos e piscinas.

Dentre suas análises destacam-se duas, EPU (expansão por umidade), onde há resultados referentes ao controle de qualidade e resistência ao ataque químico, onde é testado a capacidade da placa de se manter inalterada em algumas condições.

Ademais, também pode haver a realização de ensaios e análises como aspecto superficial, absorção de água, carga de ruptura e módulo de resistência a flexão, resistência a abrasão superficial de placas cerâmicas esmaltadas, resistência ao gretamento, resistência ao manchamento, coeficiente de dilatação térmica linear, dentre outras.


● Blocos e artigos cerâmicos

São denominados blocos e artigos cerâmicos os materiais comuns, não previamente definidos, onde se diferem visualmente de placas cerâmicas e de matéria prima.

Assim, dentre suas principais análises encontramos a MEV e a DRX, já discutidas anteriormente. Além disso, também há a realização de outros ensaios como teste mecânico de flexão em três pontos, resistência ao choque (impacto), FRX e o teste mecânico de compressão.

Nós da Atom Jr. realizamos diversos serviços dentro das áreas de Análises Químicas, Polímeros, Metais e Cerâmicas e Controle de Qualidade. Entre em contato conosco e solicite uma reunião de diagnóstico.
 

Graduanda em Química Bacharel

Assessora de Relações Públicas

850 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page