• Atom Jr

Tecido capaz de eliminar o coronavírus: Como as nanopartículas combatem à COVID-19 e a outros vírus

Com a pandemia do novo coronavírus, o mundo todo se mobilizou e diversas instituições/universidades iniciaram pesquisas a fim de desenvolver uma vacina que combata a COVID-19. Porém, enquanto uma solução ou tratamento definitivos não são propostos, outras tecnologias que combatem o vírus estão sendo desenvolvidas. Muitas delas apresentam sucesso em diversos testes.

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um tecido capaz de eliminar o coronavírus em apenas dois minutos. O projeto foi desenvolvido juntamente com a Nanox (empresa que oferece soluções em nanotecnologia para o setor industrial) e com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).


Neste texto, iremos explicar como a tecnologia foi desenvolvida e como as nanopartículas de prata atuam combatendo o coronavírus.


O que são nanopartículas?


As nanopartículas são corpos caracterizados por suas dimensões nanométricas, mais especificamente entre 1 e 100 nm. Por conta desta característica, suas propriedades físicas e químicas são diferentes do seu material de origem.

A nanotecnologia baseia-se na construção de novos materiais a partir dos átomos. Ao trabalhar em nanoescala com diferentes elementos químicos, diversas propriedades podem ser agregadas aos mesmos, além de os tornarem mais reativos.

Dessa maneira, as nanopartículas são utilizadas em diversos setores industriais, tecnológicos e alimentícios, além de auxiliarem no tratamento de doenças. Ou seja, essas partículas minúsculas e invisíveis a olha nu são extremamente importantes para o avanço da ciência e de outras áreas essenciais para o desenvolvimento da humanidade.


Como as nanopartículas atuam no combate à COVID-19?


Diversos estudos comprovaram que as nanopartículas de prata possuem propriedades desinfetantes e antissépticas. Sendo assim, são utilizadas principalmente na medicina, indústria têxtil e na área médico-hospitalar durante a fabricação de equipamentos cirúrgicos e roupas propícias para esse ambiente.


Sabendo-se da atividade microbicida das nanopartículas de prata, os pesquisadores da UFSCar descobriram que a mesma era capaz de combater à COVID-19 eliminando 99,9% do vírus. Isso ocorre porque em contato com células infectadas, o composto de nanopartículas de prata e sílica provoca uma reação química que produz uma substância parecida com água oxigenada e que elimina o vírus.


É importante salientar, que a ação antibactericida das nanopartículas ocorre porque elas afetam a permeabilidade seletiva das células, interagindo com o DNA e RNA, resultando na morte celular. No caso do coronavírus, as nanopartículas rompem a camada lipídica do vírus a partir do processo de oxidação, neutralizando assim as regiões protéicas do mesmo.

Ilustração mostra os fios do tecido com partículas de prata agindo contra o coronavírus — Foto: Ênio Longo


A empresa Nanox produziu ativos à base de nanopartículas de prata na forma líquida que são incorporados aos tecidos durante o processo de tecelagem. E a fim de garantir a eficácia da tecnologia, a mesma foi testada pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). As pesquisas foram realizadas em cópias do novo coronavírus e os resultados confirmaram que as nanopartículas eliminam o vírus entre dois e cinco minutos de contato.


Vale ressaltar, que mais estudos estão sendo realizados para validar esse mesmo composto em outros tipos de materiais.


A tecnologia pode ser empregada em diversos tecidos - Foto: Marlon Tavoni/EPTV


Sendo assim, a nova tecnologia já está sendo empregada na produção de roupas e equipamentos de segurança dos profissionais da saúde por algumas empresas e também na confecção de máscaras para o público em geral.


Em virtude dos fatos mencionados, torna-se clara a importância da nanotecnologia em nossas vidas uma vez que a mesma é essencial para o desenvolvimento de diversos setores industriais e tecnológicos. Além de sua grande contribuição para a área da medicina, auxiliando no tratamento de doenças, no desenvolvimento de medicamentos mais eficazes e também no desenvolvimento de novos materiais, eletrônicos e em uma infinidade de itens comuns do nosso dia-a-dia.
82 visualizações

Atom Jr.

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon