• Atom Jr

Saiba mais sobre: polímeros e suas análises.

O que são polímeros?

Desde o início do século 21 o surgimento dos polímeros foi essencial para o desenvolvimento do estilo de vida atual do ser humano. Com o desenvolvimento tecnológico os polímeros apresentam uma excelente qualidade por um preço reduzido. Plásticos, borrachas sintéticas, fibras sintéticas dentre outros revolucionaram a indústria, seja ela automobilística, de eletrônicos, de embalagens, de fármacos, entre outras.

Polímeros são macromoléculas formadas pela união de moléculas menores, conhecidas como monômeros. Eles estão presentes em inúmeros objetos do nosso dia-a-dia como, por exemplo, embalagens descartáveis, cosméticos, eletrônicos, fármacos e até mesmo roupas. Além disso, os polímeros são divididos em dois grupos: os naturais ou biopolimeros, que tem sua origem no reino vegetal ou animal e os sintéticos que se originam na indústria de forma totalmente artificial. Para saber mais sobre polímeros e suas características clique aqui.


Porque é importante analisar Polímeros?

A análise de polímeros é extremamente necessária e importante para o mundo contemporâneo e a população, uma vez que eles estão presentes na maioria dos objetos e, com isso, sua qualidade e procedência deve ser confiável. Além disso, as análises garantem que o produto tenha maior valor agregado no mercado e também é possível identificar possíveis defeitos na composição e nas características, que podem ser identificados a partir das análises feitas. Assim, pode-se citar duas análises:


Análise Termogravimétrica (TGA)

A análise termogravimétrica (TGA) é utilizada tanto no controle de qualidade quanto no ramo de pesquisa industrial, uma vez que se aplica a diversos materiais inclusive os polímeros. Ela é uma técnica que analisa a perda ou o ganho de massa de amostra em diferentes temperaturas, onde é determinada a variação da massa de uma amostra em função de sua temperatura ou do tempo, em um ambiente extremamente controlado.


Calorimetria Exploratório Diferencial (DSC)

A calorimetria exploratória diferencial (DSC) é uma análise com propósito de identificar e caracterizar polímeros no geral. Ela é comumente utilizada para obter várias propriedades como calor de fusão da reação, capacidade calorifica, grau de reticulação, cinética das reações, tempo de cristalização, grau de cristalinidade, temperatura de transição vítrea, dentre outras.

Essa análise mede temperaturas e o fluxo de calor relacionado com as transições dos materiais em função do tempo e da temperatura. Desta forma, a técnica utilizada consiste em aquecer uma amostra sob ação de um gás de purga específico, sendo que o sistema inteiro é previamente controlado. Assim, é possível analisar a diferença da entrada de calor do material da amostra e de um material de referência.



Nós da Atom Jr. possuímos o serviço de caracterização e análise de polímeros, onde realizamos algumas análises, dentre elas estão a Análise Termogravimétrica (TGA) e a Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC). Entre em contato conosco e solicite uma reunião de diagnóstico.
2,550 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo