• Atom Jr

Saiba como os rótulos nutricionais podem impactar a saúde da população e conheça a norma RDC 429

Em concordância com a nossa última pesquisa de mercado(se ainda não viu, clique aqui), 95,7% das pessoas entrevistadas disseram estar atentas às informações nutricionais contidas nos rótulos dos alimentos. Essa constatação pode ser vista como um ponto positivo, uma vez que nos rótulos são encontradas informações importantes a respeito da composição, valor energético dos alimentos, seus nutrientes e alergênicos. Informações estas que auxiliam os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis na hora das compras.


Não é novidade que a obesidade e doenças crônicas como infarto, hipertensão e AVC (acidente vascular cerebral) representam um alto índice de causas de mortes no Brasil. Além disso, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) entre 2003 e 2019 o número de obesos na faixa etária dos 20 anos ou mais passou de 12,2% para 26,8%. Um em cada 4 pessoas na faixa etária dos 18 anos estava obesa em 2019, o que equivale a 41 milhões de pessoas, sem contar que o excesso de peso nessa faixa etária já atingiu cerca de 60,3% da população, ou seja, 96 milhões de pessoas. É importante salientar, que entre os 25 e 39 anos, o excesso de peso ultrapassa 50% da população. Destaca-se que a prevalência desse excesso de peso aumenta com a idade. Os números são altos, e, os especialistas alertam que ações devem ser realizadas a fim de prevenir e combater a obesidade. Segundo nutricionistas, estimular a leitura dos rótulos nutricionais pode ser um grande passo para uma vida mais saudável. Contudo, pesquisas revelam que muitos consumidores têm dificuldades para compreender as informações lá contidas, principalmente na tabela de nutrientes devido a linguagem e letras pequenas, o que é um grande problema visto que as informações são extremamente importantes.


Com o objetivo de facilitar a compreensão dos consumidores em relação às informações contidas nas tabelas nutricionais e a comparação entre os alimentos na hora das compras, no dia 8 de outubro de 2020 foi aprovada a RDC nº 429 que dispõe sobre mudanças nos rótulos nutricionais de alimentos embalados na ausência dos consumidores. Dentre as mudanças, destacam-se a clareza nas informações presentes nas tabelas nutricionais e também um alerta com uma lupa a respeito de quantidades adicionais de açúcares, gorduras, sódio e outros nutrientes. Assim, de acordo com esta nova norma, as tabelas nutricionais passarão a ter letras grandes na cor preta em um fundo branco, a fim de facilitar a visualização das informações. Além da lupa identificando o alto teor de alguns nutrientes que deverá ser aplicada na frente do produto na parte superior, destaca-se também alterações nas quantidades de calorias e valores nutricionais, a fim de padronizá-los e facilitar a comparação dos produtos na hora da compra. Na padronização, serão fixados o peso e o volume dos alimentos: 100g de alimento sólido e 100 mL caso trate-se de um líquido.

Cabe destacar, que essa nova norma e seus requisitos técnicos entrarão em vigor em dois anos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o consumo de alimentos ultraprocessados como salgadinhos, biscoitos, molhos como maionese, ketchup e muitos outros, aumentaram ainda mais durante a pandemia. Não é surpresa alguma que esses alimentos são ricos em nutrientes que estão associados a doenças crônicas, portanto, não devem ser consumidos em grandes quantidades. Sabendo-se que os rótulos nutricionais são ferramentas indispensáveis para uma dieta balanceada e um estilo de vida mais saudável, é de suma importância dar a atenção necessária aos rótulos nutricionais de alimentos como estes. Vale ressaltar, que uma alimentação balanceada não se restringe a consumir apenas frutas e verduras, mas sim, passar a dar mais preferência para alimentos in natura e consumir ultraprocessados em pequenas quantidades e uma frequência menor.


Assim, torna-se claro que os rótulos podem ser grandes aliados na escolha dos alimentos e que a nova norma será importante para auxiliar os consumidores na hora das compras, sem contar que são indispensáveis para pessoas que possuem algum tipo de intolerância, alérgicas a alguns alimentos e que possuem alguma doença crônica.


Na Atom Jr. trabalhamos com a elaboração de rótulos nutricionais que, além de serem obrigatórios, são uma excelente oportunidade para alavancar as vendas do seu negócio, uma vez que agregam valor ao produto. Portanto, se você deseja garantir que seus produtos estejam em concordância com a legislação e vender muito mais, entre em contato conosco e solicite uma reunião de diagnóstico!
55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Atom Jr.

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon