top of page
  • Foto do escritorAtom Jr

Química Verde 🌱

A química é a ciência que estuda as substâncias, composições e propriedades da matéria, mudanças que as mesmas sofrem durante as reações químicas e a energia envolvida em todos esses processos. 

É notório que a química está sempre presente no nosso cotidiano e que suas aplicações são diversas, ela está em cada material e em cada ser vivo que nos cerca. Porém, mesmo sendo essencial para a sobrevivência e desenvolvimento da humanidade, a mesma causa grandes prejuízos e impactos ambientais que comprometem a qualidade de vida e a sustentabilidade do planeta. 


Pensando em reverter esses impactos ambientais, surgiu a Química Verde, também chamada de Química Sustentável. Seu principal objetivo é reformular produtos e repensar processos industriais que busquem diminuir a poluição do meio ambiente e também minimizar o potencial para acidentes químicos.  


OS DOZE PRINCÍPIOS

Buscando diminuir os danos causados ao planeta por conta das atividades humanas, os idealizadores da Química Verde (John Warner e Paul Anastas) propuseram doze princípios que são essenciais para a reformulação dos processos industriais: 


  1. PREVENÇÃO: Evitar a produção de resíduos, dessa forma diminui-se a necessidade de tratá-los e seu descarte na natureza.

  2. EFICIÊNCIA ATÔMICA: Chamada de síntese verde, é a busca por metodologias sintéticas capazes de maximizar a incorporação de todos os materiais de partida no produto final.

  3. SÍNTESE DE PRODUTOS MENOS PERIGOSOS: Utilização e formação de substâncias que não sejam nocivas nem ao meio ambiente e nem ao homem.

  4. DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SEGUROS E EFICIENTES: Trata-se do desenvolvimento de produtos químicos que realizem a função desejada e que ao mesmo tempo não sejam tóxicos. 

  5. SOLVENTES E AUXILIARES MAIS SEGUROS: Sempre que possível, tornar desnecessário o uso de solventes auxiliares.                                                                    

  6. OTIMIZAÇÃO DO USO DE ENERGIA: Utilizar uma menor quantidade de energia ou optar por uma energia de fonte renovável.

  7. FONTES RENOVÁVEIS DE MATÉRIA-PRIMA: Dar preferência a utilização de matérias-primas renováveis e materiais que foram reciclados.

  8. EVITAR DERIVADOS: Utilizar bloqueadores nos processos de sínteses, para impedir que uma reação química aconteça em mais etapas que são desnecessárias.

  9. CATÁLISE: Utilizar catalisadores para acelerar as reações químicas.

  10. DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS BIODEGRADÁVEIS: Desenvolver produtos que sofram degradação e que não reajam com nenhuma outra substância.

  11. CONTROLE DOS PROCESSOS: Se atentar aos processos químicos para detecção de qualquer problema, permitindo que o mesmo seja corrigido imediatamente evitando qualquer dano ou resíduo final. 

  12.  PROCESSOS SEGUROS: Reduzir os riscos de acidentes ao fazer uso dos onze princípios citados acima.


Tendo em vista os fatos mencionados, fica evidente a importância da química verde e mais que isso, com ela é possível caminhar rumo a uma utilização mais consciente dos nossos recursos naturais, permitindo assim a manutenção da vida no planeta. O primeiro passo para esse grande feito é a conscientização, em seguida, a adoção dos doze princípios pelos diversos meios de produção, desenvolvendo tecnologias limpas no lugar das atuais. 

Além disso, no MEJ, esse novo ramo da química está mais que presente pois as empresas juniores buscam realizar projetos de impacto que se encaixam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, de modo a agregarem em algo no nosso ecossistema. Caso queira saber mais, clique aqui.





224 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page