• Atom Jr

Qual a Importância das Análises Químicas na Indústria Farmacêutica?



Devido aos acontecimentos de medicamentos falsificados e adulterados, as análises químicas tornaram-se essenciais na indústria farmacêutica. Com elas é possível garantir que o medicamento que chega ao consumidor é totalmente seguro, eficaz e de qualidade, além disso, as análises podem servir como identificador de falhas no processo que podem danificar o material que, uma vez danificado, deixaria de exercer seu papel fundamental na saúde. 

Dessa forma, o controle de qualidade na indústria farmacêutica tornou-se um dos principais processos industrias. O mesmo se inicia logo que matérias-primas, embalagens e outros recursos chegam até a indústria, a partir daí eles precisam ser analisados lote a lote para se ter certeza de que são seguros.Vale ressaltar que após a finalização dos produtos as análises continuam sendo de extrema importância. 

Com o auxílio de alguns equipamentos é possível medir os aspectos químicos ou físicos dos materiais e dos produtos, como teor ou concentração dos ativos, dissolução do comprimido no organismo etc. Já os ensaios gerais permitem identificar acidez ou alcalinidade, pH, viscosidade, solubilidade entre outros. Algumas ferramentas que auxiliam no controle de qualidade dos produtos farmacêuticos serão descritas abaixo:


  • ESPECTROFOTÔMETRO ULTRAVIOLETA: Trata-se de um equipamento utilizado para medir a quantidade de luz absorvida por uma solução. No caso da fármacos é utilizado para determinar a concentração de substâncias.

  • ESPECTROFOTÔMETRO DE MASSA: Com este equipamento é possível realizar a análise física das substâncias para identificar e detectar moléculas de interesse por meio da medição da sua massa e da caracterização de sua estrutura química.

  • DISSOLUTOR: Capaz de verificar o tempo de dissolução dos medicamentos, simulando o que acontece no organismo humano.

  • RAMAN: É uma técnica fotônica de alta resolução que pode proporciona, informação química e estrutural dos produtos acabados nas formas sólidas, líquidas e gasosas.


Como resultado das análises químicas e também de todo um controle de qualidade, é possível garantir que os medicamentos estejam dentro dos padrões de qualidades exigidos para que finalmente possam ser consumidos pela população. Com isso, não deixe de garantir a qualidade e eficiência dos medicamentos, solicite hoje mesmo uma consulta!
















3,715 visualizações

Atom Jr.

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon