top of page
  • Foto do escritorAtom Jr

Maquiagens Falsificadas: entenda seus riscos

Não é novidade que as pessoas estão cada vez mais vaidosas e que a busca por recursos que melhorem sua imagem vem crescendo a cada dia, com isso o consumo de maquiagem também.

A influência por parte das blogueiras é um fator que contribui muito para o comércio de maquiagens e produtos de beleza. Em suas redes sociais elas fazem publicidade de maquiagens caras, importadas e de altíssima qualidade. Nesse contexto, há a divulgação de marcas próprias, as quais demandam muita atenção, uma vez que com o crescimento da indústria da beleza, a falsificação desses produtos também aumenta e muitas vezes a aparência destes é praticamente idêntica à dos produtos originais.


Quais os riscos que as maquiagens falsificadas oferecem ao consumidor?


Produzidas ilegalmente, em locais sem infraestrutura adequada e higiene, as maquiagens falsificadas podem conter em sua composição bactérias, elementos potencialmente tóxicos, tais como Chumbo, Arsênio, Mercúrio e até mesmo produtos cancerígenos, o que oferece um grande risco à saúde dos consumidores.


A contaminação por elementos tóxicos e por outras substâncias nocivas presentes nas maquiagens produzidas sem regulamentação e fiscalização podem desencadear uma série de doenças como infecções, inflamações nos olhos, alergias na pele, intoxicações pelos lábios e em casos mais graves problemas no coração, sistema nervoso e câncer.


Batons falsificados costumam apresentar altos teores de chumbo em sua composição, além de Alumínio que é utilizado como “estabilizador”, impedindo que o batom escorra, sem contar outros metais que são acrescentados com o intuito de realçar cor, dar brilho etc, o que é um grande perigo. O acúmulo de chumbo no organismo, apesar de ocorrer ao longo do tempo é responsável por causar doenças no sistema nervoso como encefalopatia crônica (perda de memória, dificuldade de aprendizagem, diminuição da capacidade de concentração), distúrbios de personalidade, anemia e também doenças renais, podendo levar à morte no pior dos casos.


Como identificar maquiagens falsificadas?


Uma forma de evitar o consumo de produtos falsificados e de procedência duvidosa é verificando atentamente quais locais são revendedores autorizados e licenciados da marca. Isso pode ser feito através de uma simples consulta no site oficial.

Outro ponto importante é observar cada detalhe, desde o preço até coloração e textura do produto. Não é novidade que produtos de beleza (principalmente importados) são caros, portanto, se algum site não-oficial ou alguma loja estiver vendendo algum produto por um preço que não condiz com a qualidade do mesmo, desconfie!

Atente-se às informações contidas nas embalagens como lote, prazo de validade, número de série e outros detalhes como cor da embalagem, letra e tamanho da fonte utilizada que você pode comparar no site oficial do produto, além de analisar a coloração, textura e consistência.


Como determinar a presença de elementos potencialmente tóxicos nesses produtos?


A determinação de metais como o Chumbo em maquiagens é realizada através da espectrômetria de absorção atômica com chama (FAAS).


A determinação quantitativa de elementos através de técnicas espectrométricas é baseada na absorção da radiação por átomos livres no estado gasoso. Nessa técnica, átomos do elemento presentes na amostra a ser analisada passam pelo processo de decomposição por meio de uma chama. A partir dos dados coletados, a concentração atômica é determinada pela medida da absorção ou emissão da radiação em certos comprimentos de onda característicos do elemento.


Para determinar a presença de metais em maquiagem a técnica de ICP-MS (Espectrometria de massa por plasma acoplado indutivamente) também é utilizada, uma vez que possui grande capacidade isotópica, ou seja, essa técnica é capaz de determinar diversos elementos simultaneamente.


Em suma dos fatos mencionados, torna-se claro o perigo que as maquiagens falsificadas oferecem, reforçando assim, a importância de determinar os elementos tóxicos ou substâncias nocivas que os mesmos podem apresentar. Entre em contato conosco para saber mais informações!


431 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page