top of page
  • Foto do escritorAtom Jr

Importância do Empoderamento da Mulher na Ciência e no Mundo



Com o intuito de buscar mais poderes às mulheres no mercado de trabalho, comunidade, debates e até mesmo dentro de casa, surgiu o conceito “empoderamento feminino”, o mesmo vem fortalecendo o papel das mulheres na sociedade e desconstruindo o machismo no dia a dia.  De forma geral, o empoderamento feminino contribui para o crescimento econômico, social e político, além de ser constituído por ações de mulheres que não se deixam ser inferiorizadas pelo seu gênero. Apesar das dificuldades enfrentadas, mulheres empoderadas tornam-se capazes de transformar a realidade, além de encorajar outras mulheres a realizarem por conta própria as mudanças necessárias para que ela possa evoluir, se desenvolver e ser quem ela quiser onde quiser.


Afinal, qual o papel do empoderamento feminino no ramo científico?


É evidente que a ciência é de extrema importância para a humanidade e, segundo dados da UNESCO (infelizmente) a estimativa é que as mulheres são minoria nessa área e representam apenas 28% das pesquisadoras no mundo todo. Grande parte da perda de interesse das mulheres por esse ramo se deve às desigualdades de gênero enfrentadas na educação desde muito cedo, além das barreiras culturais e dos estereótipos de gênero, o que faz com que muitas não se identifiquem com carreiras na engenharia, tecnologia, ciência e matemática que são essenciais para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis, o que é um grande problema já que as mulheres são vitais em todas essas áreas. Assim, torna-se fácil perceber a importância do incentivo da mulher no meio científico. Com o empoderamento feminino e com o aumento de exemplos visíveis, a cultura de local de trabalho pode ser mudada e mais mulheres poderão desfrutar de carreiras nos campos citados anteriormente, além disso mulheres empoderadas tornam-se inspirações para outras em todos os sentidos, fazendo assim com que cada vez mais mulheres busquem ter poder sobre sua própria vida, além de aprenderem a ter orgulho de si mesmas, a se aceitarem como são e a não deixarem que nada nem ninguém coloque limite nos seus sonhos ou diga o que ela deve ou não fazer.  

Tendo em vista que o mundo está em constante transformação, é essencial que as mulheres ocupem cada vez mais espaço em todos os setores, incluindo no MEJ, tornando-se empresárias juniores e impactando cada vez mais nosso ecossistema.


125 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page