top of page
  • Foto do escritorAtom Jr

Detecção de contaminantes tóxicos por FAAS

Entre as atividades econômicas que se destacam no Brasil estão a agropecuária, o setor de serviços e a indústria. Para garantir a solidez da economia, no que se refere ao consumo interno tanto quanto ao externo, é necessário manter a alta qualidade desses produtos. Para isso, faz-se primordial garantir que estão livres de contaminantes potencialmente tóxicos; principalmente considerando que alguns dos mais importantes produtos produzidos no país, como a carne bovina, o café e o açúcar, estão sujeitos a acumular em si substâncias químicas pelo processo de bioacumulação.


Potenciais riscos à saúde humana


Com a crescente tendência à industrialização e urbanização nos últimos séculos, infelizmente houve também o surgimento da problemática do descarte indevido de resíduos. Entendemos por resíduos partes que sobram dos processos produtivos e da atividade humana, e estes podem ser de várias naturezas. Chumbo (Pb) e cádmio (Cd), são exemplos de potenciais contaminantes que também são elementos altamente tóxicos. O cádmio ocorre naturalmente em vegetais, na água e no solo; entretanto, por sua alta aplicação tecnológica, como na fabricação de lâmpadas e baterias, existe em concentrações fora do comum próximo a centros industrializados. A exposição acima do permitido ao cádmio leva a quadros clínicos característicos como dificuldade de respiração, dores musculares, e em casos mais graves enfisema pulmonar e insuficiência renal progressiva. Já a ingestão do chumbo, altamente empregado na indústria extrativista, de cerâmicas e próteses dentárias, pode causar comprometimento da função renal, paralisia dos nervos cranianos e coma.


Como o cádmio e o chumbo indevidamente descartados podem vir a afetar a vida humana?


A bioacumulação é um fenômeno que ocorre quando há absorção e acúmulo progressivo de substâncias químicas ao longo de uma cadeia alimentar. Isso significa que seres em níveis mais baixos da cadeia, como plantas ou moluscos, absorvem essas substâncias, potencialmente perigosas, e ao serem consumidos, transferem essa substância para o seu predador, e assim sucessivamente. Dessa forma, seres vivos no topo da cadeia, como os seres humanos, são os mais afetados.


A contaminação do solo, da água e do ar, portanto, afeta diretamente a produção econômica do País, uma vez que espécies economicamente importantes da fauna e da flora podem vir a acumular substâncias indesejadas em seus tecidos. Porém, os danos não se restringem somente a esses aspectos, mas ao desequilíbrio de todo o ecossistema, que pode levar à extinção de populações inteiras.


Espectrometria de absorção atômica em chama


Por isso, é necessário garantir a qualidade da composição química dos produtos supracitados, de forma a continuar sua comercialização sem riscos. Sendo assim, a Espectrometria de Absorção Atômica em Chama ou FAAS (Flame Atomic Absorption Spectromery, do inglês), é uma técnica usada para determinar qualitativamente e quantitativamente a presença de elementos químicos em espécimes, na água e no solo. Tudo isso, de forma rápida, sequencial e rotineira, no caso de metais alcalinos, metais alcalinos terrosos e alguns metais de transição, incluindo o chumbo e cádmio.

A técnica consiste em gerar uma nuvem de átomos no estado fundamental e, nessa nuvem, incidir radiação com comprimento de onda adequado. A amostra a ser analisada é submetida a um atomizador em chama (que realiza a análise elementar em níveis de mg/L), sendo assim, decomposta por calor intenso, que produz os átomos livres no estado fundamental, capazes de absorver radiação eletromagnética, em comprimentos de onda característicos.


Nós da Atom Jr. realizamos diversos serviços na área de Análises Químicas, Controle de Qualidade e Materiais, um deles é a detecção de elementos tóxicos em amostras. Entre em contato conosco e solicite uma reunião de diagnóstico.
 

Lívia Oliveira Xavier Silva

Graduanda em Química Bacharelado

Assessora de Relações Públicas



Lara Cunha Fialho

Graduanda em Biotecnologia Bacharelado

Trainee de Relações Públicas

95 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page