top of page
  • Foto do escritorAtom Jr

Cromatografia gasosa de óleos essenciais

Os óleos essenciais são de grande relevância para o mercado mundial. Estes compostos orgânicos são base para a produção de diversos produtos das áreas de perfumaria, cosméticos e aromatizantes alimentícios. Além disso, o uso destes na medicina popular aumentou exponencialmente, devido às propriedades medicinais comprovadas cientificamente nos últimos anos.


A extração das essências

Inúmeras espécies de plantas contem líquidos de aspecto oleaginosos dentre os seus tricomas, como as folhas, flores, frutos e rizomas. De acordo com as especificações do produto desejado, diferentes técnicas de extração podem ser aplicadas, como por meio da hidrodestilação, do uso de solventes orgânicos, da prensagem a frio, entre outras técnicas. Assim, cada um dos métodos altera a composição das essências, e, quantitativamente, o processo apresenta um baixo rendimento. Para as indústrias, a extração por arraste de vapor é preferencial, por ser uma operação relativamente simples e não prejudicial ao meio ambiente, gerando um óleo de alta qualidade.

Aproveitando as propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e até antibacterianas dos compostos sintetizados, além do uso em diversos outros domínios industriais, um novo mercado é alimentado por meio da conversão destas matérias-primas em produtos de valor agregado; especialmente para países que apresentam ampla biodiversidade. Por conta disso, o Brasil apresenta uma posição de destaque internacional, principalmente devido aos óleos essenciais cítricos produzidos como subprodutos da indústria de sucos, como de laranja, limão e lima.

  • Cromatografia Gasosa

A pureza e a qualidade dos óleos essenciais são fatores importantes para sua comercialização, bem como o estudo da composição química do produto extraído. Sendo assim, a Cromatografia Gasosa é a técnica responsável por identificar as substâncias que compõem o óleo e distinguir quais apresentam atividades biológicas, fundamentais para a síntese de novos fármacos.

Esta técnica é baseada na separação dos componentes do óleo por meio de um gás de arraste através da coluna, variando de acordo com a volatilidade do componente, onde um detector específico gera picos de sinais elétricos calibrados conforme a quantidade da substância separada, possibilitando aferir a composição, a qualidade e propriedades dos óleos essenciais.

  • Cromatografia Gasosa Bidimensional Abrangente

Agora, a Cromatografia Gasosa bidimensional abrangente é uma variante da técnica de separação apresentada anteriormente. Esta técnica é ideal para as áreas que envolvem produtos naturais, uma vez que permite a separação de grupos moleculares segundo suas estruturas químicas, aumentando a quantidade de picos na aferição, o que permite uma análise ainda mais rápida e eficiente.


Nós da Atom Jr. realizamos diversos serviços dentro das áreas de Análises Químicas, Polímeros, Metais e Cerâmicas e Controle de Qualidade. Entre em contato conosco e solicite uma reunião de diagnóstico.
 

Graduanda em Química Bacharel

Assessora de Relações Públicas


Graduando em Engenharia Química

Assessor de Relações Públicas

1.839 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page