top of page
  • Foto do escritorAtom Jr

Como aumentar o rendimento da sua colheita por análises químicas do solo

Garantir colheitas abundantes e uniformes, minimizar custos e ter uma produção eficiente:

esses são os ideais do produtor moderno. O agronegócio vem se tornando cada vez mais

competitivo, exigindo de seus produtores uma eficiência maior na aplicação dos recursos

disponíveis para que seu sucesso seja garantido.


Agricultura de Precisão


A agricultura de precisão (AP) é um conjunto de métodos tecnológicos que podem ser implementados para que esses ideais sejam atingidos. A AP engloba desde o uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para o mapeamento da produção, até a aplicação de insumos de forma precisa, com base em análises químicas para se detectar a necessidade de nutrientes e minerais de cada área do solo, reduzindo desperdícios de fertilizantes e corretivos, garantindo que todo o solo seja corrigido para uma produção eficiente.


Como monitorar e garantir que os níveis de nutrientes no solo estejam ideais?


Atualmente, a análise do grau de suficiência ou deficiência de nutrientes no solo pode ser realizada através da amostragem, análise em laboratório, comparação dos resultados com respostas padrão, interpretação e verificação de produtos específicos que possam ser utilizados para corrigir deficiências ou excessos. A técnica de espectrometria de emissão óptica por plasma acoplado indutivamente (ICP-OES) é a ideal para esse fim, pois pode detectar simultaneamente diferentes elementos (como cálcio, ferro, potássio, magnésio, sódio, fósforo e enxofre) em uma ampla faixa de concentrações, oferecendo alta precisão, exatidão, sensibilidade e rapidez.


A ICP-OES, resumidamente, funciona da seguinte forma: a amostra é exposta a gases altamente energéticos, em temperaturas altíssimas de cerca de 6000°C, essa temperatura sendo suficiente para excitar os elétrons dos elementos presentes na amostra, que colidem com outros elétrons e os faz também ganhar energia. Quando esses elétrons retornam a um estado de menor energia, eles emitem uma onda eletromagnética (luz) de um comprimento de onda específico de um certo elemento, que torna possível a detecção precisa de quais elementos estão presentes naquela amostra.


Depois de se verificar quais elementos estão presentes nas amostras do solo e suas concentrações, pode-se escolher quais fertilizantes e quais métodos de correção de solo podem ser utilizados, além de se escolher especificamente suas quantidades.


A Atom Jr. realiza análises de solo através do método ICP-OES. Garanta a maximização da qualidade e do rendimento da sua colheita com o uso da agricultura de precisão, entre em contato conosco e solicite uma reunião de diagnóstico.

 

Lia Juns Ramos

Graduanda em Engenharia Civil

Coordenadora de Relações Públicas



1.921 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page