• Atom Jr

Como aumentar a Produtividade durante a Quarentena



Nas últimas semanas, com a chegada do novo coronavírus e com a submissão das medidas de isolamento, mudanças drásticas aconteceram na vida de toda população. As aulas passaram a ser online, algumas pessoas passaram a trabalhar em home office, restaurantes e comércios fecharam suas portas, passeios, festas e grandes eventos foram cancelados. Sendo assim, com o cenário atual, fica evidente que muitos encontram-se desmotivados ou até mesmo vêm enfrentando desafios para se adaptar às novas rotinas.


Estar em isolamento social não é algo fácil, é estressante e desgastante por muitos motivos, sejam eles o fato de conviver mais com alguns familiares, a pressão para sermos pessoas produtivas ou simplesmente o medo da pandemia porém, vale ressaltar que para sobrevivermos à essa quarentena é necessário nos mantermos ocupados, envolvidos com alguma atividade.


Pensando nisso e tendo ciência que muitos se encontram perdidos, vamos listar aqui algumas dicas para aumentar sua produtividade durante a quarentena e também para cuidar da sua saúde mental:


  • PLANEJE SUA ROTINA

Esse é o momento para se apostar em ferramentas de gestão de tempo como os planners. Os mesmos têm como função planejar a vida pessoal ou profissional de maneira mais eficiente, assim, é possível fazer um planejamento diário mais detalhado, além de planejamentos semanais, mensais e anuais. Dessa maneira, fica muito mais fácil registrar informações e organizar tarefas, além de ser uma ferramenta útil para traçar metas e objetivos.

Para planejar um cronograma semanal, você pode seguir uma série de dicas simples:


  1. Marque seus compromissos fixos: aqueles compromissos que você tem toda semana e que não podem ser adiados, como aulas, cursos, academia, igreja etc.

  2. Defina seus horários livres em cada dia da semana: analise quantas horas por dia você tem livre para poder realizar suas tarefas.

  3. Separe um dia ou alguns momentos de descanso: é importante descansar e tirar um dia só para você, sem ter que se preocupar com as obrigações. Faça algo que gosta nesse dia!

  4. Defina suas tarefas por ordem de prioridade: é importante realizar esse detalhamento. Separe em uma lista as tarefas de maior e menor prioridade para que você possa distribuí-las segundo esse critério durante o dia.

  5. Entenda seu período de maior concentração: em qual parte do dia você está mais disposto e tem mais energia? Manhã, tarde ou noite? Após descobrir isso, deixe esse horário de maior energia para as tarefas de maior prioridade e maior grau de dificuldade.

  6. Por fim, planeje: agora é só distribuir suas tarefas ao longo da semana de acordo com as prioridades, lembrando de deixar as mais importantes para os períodos de maior concentração. Lembre-se de descansar!

  7. Nunca deixe para se planejar em cima da hora: é importante que você tenha em mente e anotado tudo o que precisa fazer no dia seguinte, isso evita que você perca tempo na hora de realizar suas atividades.


  • MANTENHA SEU AMBIENTE ORGANIZADO

É de extrema importância deixar o lugar em que você estuda ou trabalha sempre organizado e limpo! Isso evita que você perca tempo procurando materiais do trabalho ou do estudo ou que se distraia com objetos que não eram para estar ali.


  • MINIMIZE AS DISTRAÇÕES

Evite ficar perto de tudo aquilo que te distrai, como celular, televisão, pessoas, barulho e até animais de estimação. Você deve abrir mão disso por um tempo para que consiga focar e realizar suas tarefas com êxito.


  • FAÇA MAIS COM MENOS

Ao contrário do que muitos pensam, ser produtivo não é trabalhar muitas horas ou se sobrecarregar realizando muitas tarefas em um único dia, é preciso respeitar seus limites, realizar pausas entre as tarefas e procurar um equilíbrio. Por isso a importância de um bom planejamento, pois assim é possível executar todas as suas tarefas dentro de um determinado tempo e sem se sentir nervoso ou estressado, deixando sempre um tempo livre como lazer.


Se tratando de trabalho e estudo, fazer pausas é essencial, uma vez que é difícil manter a concentração por um longo período de tempo. Além disso, realizar pausas entre as tarefas proporciona um aumento no desempenho, portanto é necessário encontrar o tempo de pausa ideal entres suas atividades, o que varia de pessoa para pessoa, muitas utilizam o método pomodoro para começar e depois avaliam o tempo necessário para seu blocos de atividade e de descanso.


  • INVISTA NA SUA SAÚDE

É evidente que para muitos controlar a alimentação estando em casa o dia todo pode ser uma tarefa muito desafiadora. Por outro lado, para aqueles que antes do isolamento não tinham muito tempo para preparar suas refeições e comer adequadamente, essa é uma ótima oportunidade para se cozinhar pratos saudáveis e fugir dos industrializados ou comidas rápidas. De toda forma, alimentar-se corretamente é essencial para que se consiga ser mais produtivo e realizar suas tarefas diárias.


Além disso, a prática de exercícios físicos é de extrema importância já que a mesma proporciona mais disposição durante o dia e uma qualidade de vida muito melhor, para isso você pode apostar em aplicativos ou canais no youtube. Lembre-se de escolher algo que gosta, podendo ser exercícios funcionais, yoga, dança, etc.

Pensando na saúde mental, o mais importante nesse momento é manter a calma, cuidar de si mesmo e não permitir que os problemas tomem conta de si por mais graves que os mesmos sejam. É nítido que o momento é delicado e que as preocupações são inúmeras porém, mesmo com o cenário atual é preciso se manter positivo e aproveitar o que o momento tem nos oferecido de bom.


Apoie-se nos seus familiares, além de usar esse tempo para se aproximar mais dos mesmos, faça terapia online com profissionais capacitados para ajudar a lidar com o pânico e medo excessivo, medite se possível, aproveite para se se dedicar às atividades que gosta, esse é o momento para investir em seus hobbies e até mesmo para se desligar um pouco do mundo virtual. Leia um livro, faça uma pintura, aprenda a cozinhar algo novo, busque aprender coisas novas para se distrair.


Na Atom Jr., com o intuito de manter a produtividade, plataformas estão sendo utilizadas para que toda a equipe consiga interagir e trabalhar junto de forma dinâmica. Líderes e membros estão se unindo cada vez mais a fim de adaptar os trabalhos à nossa nova realidade e manter a empresa viva em meio à pandemia.

Para você que quer saber mais sobre como se manter produtivo nesse período, nossa Assessora de Mercado, Natasha, conta com um studygram sensacional onde ela apresenta várias dicas de estudos e organização, vale a pena conferir o @quim.study e ficar por dentro de tudo que rola por lá.
650 visualizações

Atom Jr.

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon