• Atom Jr

A influência que as embalagens exercem sobre os produtos finais e seus consumidores.

A embalagem é um produto essencial e de grande impacto em inúmeras áreas no mundo contemporâneo. Entretanto, os primeiros registros da sua presença são datados dos anos de 2200 a. c., onde eram compostas por materiais naturais disponíveis, por exemplo frutos, folhas ou até mesmo entranhas de animais. Elas eram utilizadas por caçadores a fim de prolongar a vida útil de alguns alimentos.

Desta forma, as embalagens como conhecemos hoje surgiram nos anos pós Segunda Guerra Mundial, quando os supermercados foram disseminados. Assim, os consumidores poderiam selecionar os produtos sem a intermediação de um vendedor, e as embalagens tornaram-se algo cada vez mais necessário e comum.


Como a embalagem influencia o consumidor?

O consumidor é altamente influenciado pela embalagem no ato da compra, seja ela feita em estabelecimentos físicos ou online. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa MeadWestvaco Corporation (MWV), a maioria dos brasileiros (cerca de 60%) avalia a embalagem como mais importante que a marca de um produto, e tem grande influencia em sua satisfação geral com o produto.

Ademais, muitas vezes uma embalagem especifica é responsável por parte da identidade visual de uma marca e seus produtos, isto é, como ela é reconhecida, como as caixinhas em que o McDonald”s coloca suas batatas fritas.



Como a embalagem influencia o produto?

A vida útil de um produto na prateleira pode mudar de acordo com sua embalagem. Isso ocorre por que algumas embalagens conseguem evitar a oxidação do produto, causada quando ele entra em contato com o oxigênio do ar, facilitando a propagação de bactérias fungos e microrganismos.

Este fato possui inúmeras variáveis, uma vez que a embalagem correta depende diretamente do produto em questão. Alimentos, como carnes e frango, devem ser embalados a vácuo e em embalagens compostas por Polietileno de baixa densidade e Poliamida, neste caso, para controlar as quantidades de oxigênio e umidade presentes.



Diferentes tipos de embalagens

Existem diversos tipos de embalagens, dentre elas, citamos:


Plástico

O plástico é muitas vezes utilizado, pois é facilmente maleável e uma das opções mais higiênicas. Entretanto, seu ponto negativo é a baixa sustentabilidade, uma vez que é um material que demora muito para se decompor e sua reciclagem possui baixa adesão.


Vidro

Se trata de um material higiênico, pouco reativo e versátil. Por outro lado, é considerado frágil e possui custo elevado, seu transporte pode ser difícil.


Papel ou papelão

Eles costumam ser reciclados e posteriormente reutilizados com maior frequência. Por outro lado, são muito sensíveis a umidades e não suportam grandes pesos.


Isopor

Ele é muitas vezes utilizado para transporte, por se tratar de um isolante térmico leve e barato. Por outro lado, não é sustentável, uma vez que sua reciclagem é difícil e de custo elevado.


Nós da Atom Jr. realizamos diversos serviços dentro das áreas de Análises Químicas, Polímeros, Metais e Cerâmicas e Controle de Qualidade. Entre em contato conosco e solicite uma reunião de diagnóstico.
77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo