top of page
  • Foto do escritorAtom Jr

A importância da rotulagem nutricional para produtos veganos

Como os produtos alimentícios veganos ganharam força atualmente e a importância de seus rótulos nutricionais


O mercado de produtos alimentícios veganos está crescendo cada dia mais. De acordo com a Vegan Society, o veganismo pode ser definido como um modo de viver que visa excluir, na medida do possível, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, principalmente para fins de alimentação humana.


Além disso, partindo de um parâmetro ambiental, a Organização das Nações Unidas (ONU) estimou que, aproximadamente 15% das emissões de gases do efeito estufa causadas por seres humanas são originados do setor pecuário. Ademais, esse setor é responsável pela erosão e contaminação dos solos, além de causar inúmeros impactos aos mananciais aquíferos pelo mundo.

Por outro lado, o consumo de carne pode ser relacionado a diversas questões de saúde. Um estudo da Harvard Medical School concluiu que deixar de consumir carne pode prevenir aproximadamente um terço de mortes prematuras e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), carnes são produtos alimentares potencialmente cancerígenos.


Como a Pandemia vem influenciando o mercado

No último ano, durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, houve um grande aumento na busca por alimentos veganos. Estima-se que houve uma redução global no consumo de carne em torno de 3%, o equivalente a 9,5 bilhões de toneladas. Além disso, houve também o maior crescimento já visto no mercado referente ao consumo de leites e carnes vegetais


A importância dos rótulos nutricionais em produtos veganos

Com base em uma pesquisa de mercado que realizamos caso ainda não tenha visto, clique aqui, 45,1% do público alcançado não compraria um produto sem rótulo nutricional e 95,7% estão atentos aos rótulos contidos. Ademais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamentou a norma RDC nº 360, que descreve o caráter obrigatório da rotulagem nutricional em alimentos produzidos na ausência do consumidor.


É denominada rotulagem nutricional as informações contidas em um rótulo, com intuito de informar ao consumidor as propriedades nutricionais do alimento. Além disso, informações obrigatórias como a lista de ingredientes utilizados, data de fabricação, prazo de validade, lote do fabricante, tabela nutricional (contendo o valor energético do produto por porção, baseando-se em uma dieta de 2000 kcal diárias), gorduras trans, carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais, sódio, entre outras, devem estar presentes e de forma clara.

Por outro lado, além de estimular hábitos mais saudáveis, o rótulo é responsável por auxiliar na escolha de certos alimentos para pessoas com restrições alimentares, por exemplo, diabéticos e intolerantes à lactose. Desta forma, também contribui diretamente para a escolha de alimentos por pessoas veganas, uma vez que possuem uma alimentação restrita que muitas vezes não é explicita.


Nós da Atom Jr. realizamos o serviço de rotulagem nutricional, onde elaboramos a rotulagem de seus produtos, auxiliando na padronização e adequação de sua empresa em acordo com as normas de ANVISA. Entre em contato conosco e solicite uma reunião de diagnóstico!
 

Graduanda em Química Bacharel

Assessora de Relações Públicas

7.260 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page